Diversas empresas estão criando produtos compatíveis com o selo Respects Your Freedom da Free Software Foundation. De uma forma bem simplificada, isto garante que o seu equipamento não te espiona executando tarefas que você não tenha autorizado. Infelizmente os computadores que atendem a estes requisitos possuem um hardware um pouco antigo, e no plano cartesiano das escolhas o usuário precisa abrir mão de performance para ter mais privacidade.

O hacker e amante de liberdade SolidHal está em uma jornada para criar um laptop que atinja os requisitos da FSF para o Respects Your Freedom, dando mais opções para estes usuários. Em seu trabalho ele faz com que o Chromebook Asus C201 marque todos os pontos necessários, instalando o LibreBoot e se livrando de todos os resquícios do Intel Management Engine. Contudo, havia um problema: A WiFi permantente do equipamento precisa de firmware proprietária. Para remediar a situação ele resolveu instalar internamente um adaptador de redes sem fio USB que possui o selo de aprovação da FSF.

Obviamente este equipamento não possuía uma porta USB interna mas SolidHal estudou um pouco e "sacrificou" a conexão da Webcam e após notar como o pinout funcionava,e converteu os fios em uma porta USB usando um pouco de solda. Como o adaptador wifi usb é bastante enxuto, pode ser posicionado nos espaços vagos que a carcaça do notebook possui. Sabemos que este tipo de setup pode gerar ruídos na antena(barreiras físicas e enclausuras de metal), mas são todos preços que os que desejam um hardware livre estão aptos a pagar.

Fonte: HackADay

Fonte da Fonte: Add a usb wifi dongle without losing a usb port (ath9k_htc)