Foi anunciado na última quarta-feira(8) que o projeto Atom será arquivado no dia 15 de Dezembro de 2022, o anúncio foi feito através do site do projeto pela equipe de staff do GitHub que mantém o projeto. Como todos já sabem a Microsoft adquiriu o GitHub há alguns anos, então a equipe irá focar em outros projetos como o editor VSCode da própria Microsoft.

Para todos os fãs do Atom, assim como eu, não é uma boa notícia saber que esse editor que nos serve tão maravilhosamente bem, irá ser descontinuado.

"Quando apresentamos formalmente o Atom em 2014, nos propusemos a fornecer aos desenvolvedores um editor de texto que fosse profundamente personalizável, mas também fácil de usar - um que possibilitasse que mais pessoas construíssem software. Embora esse objetivo de aumentar a comunidade de criadores de software permaneça, decidimos aposentar o Atom para aumentar nosso compromisso de trazer desenvolvimento de software rápido e confiável para a nuvem por meio do Microsoft Visual Studio Code e do GitHub Codespaces.

 

Hoje, estamos anunciando que estamos encerrando o Atom e arquivaremos todos os projetos sob a organização em 15 de dezembro de 2022."

Até o fim do período do Atom, ainda temos tempo para usá-lo com suas atualizações de segurança fornecidas pela equipe de staff do GitHub. Vá em paz Atom e obrigado por tudo e a equipe do projeto pelo respeito aos usuários, pelo suporte e aviso antecipado do seu arquivamento, pois sabemos que migrar para uma outra solução não é fácil.

Fonte: https://github.blog/2022-06-08-sunsetting-atom/